O Diabo e suas metamorfoses
O Diabo era Mais Embaixo começou em 2005 como uma peça musical escrita por Manu Maltez para narrador, trio de contrabaixos e uma pequena orquestra. O texto, uma fábula sobre a origem do timbre do contrabaixo era recitado pelo narrador, e "ilustrado" pela orquestra com passagens instrumentais. A peça, na época foi apresentada em diferentes locais da cidade como o SESC Ipiranga, a Casa de Francisca e o Centro Cultural B_arco.
Após esse período, o artista resolveu transformar a história em um livro todo ilustrado, que foi publicado pela Editora Scipione em 2012. O livro foi lançado também com um show, dessa vez em um formato mais reduzido e com participação do artista Lourenço Mutarelli no papel de Diabo.
Na sequência, Manu criou um roteiro a partir do livro e das músicas para um filme que envolveria cinema e animação e propôs ao Selo SESC a idéia. O SESC topou a empreitada, e durante dois anos o projeto foi realizado. O filme teve sua pré estréia dentro do In Edit - festival internacional de documentários musicais e agora terá sua estréia oficial em dois formatos: em novembro o filme será exibido no Cine SESC e no dia 18 de dezembro sua versão com show e trechos do filme com presença de todos os músicos no teatro do SESC Pompéia.