Meu Tio Lobisomem
Uma História Verídica
Em Meu tio lobisomem, o músico e desenhista Manu Maltez apresenta mais uma de suas habilidades artísticas: o trato com a palavra. Manu faz sua estreia literária com este conto ilustrado por ele mesmo. A boa surpresa para quem já conhecia o artista plástico Manu é que seu texto está à altura de seus desenhos em preto
e branco e de inconfundível traço. O conto “Meu tio lobisomem”
é capaz de envolver o leitor não só a partir de seu enredo, mas também da poesia que corre por todo o texto. Um livro que oferece mais de um nível de leitura, capaz de alcançar jovens e adultos.
TRECHO DO LIVRO
"Tá vendo esse monte de chácaras e condomínios com suas piscinas cheias, pinheirinhos e churrasqueiras fumegantes, ocupando todo o vale, daqui até o fim daquele morro, onde a vista alcança?
Enxergou? Pois é. Isso é coisa bem recente. Esse lugar não era assim. Esquece um pouco o som dançante que vem das caixas superamplificadas dos quiosques, e as motos que passam levantando poeira a cada dois minutos e tenta imaginar. No final do século passado, tudo isso era pasto, fazia parte da Pedra Branca, fazenda do meu tio José. Dessas bem antigas, com terreiro de café, curral de pedra, casarão de paredes grossas e até senzala.
O que vem a seguir se passou nessas terras. Já faz um tempo.
Eu era menino."
Meu Tio Lobisomem - Uma História Verídica
Texto e desenhos de Manu Maltez
Editora Peirópolis 2011
:: Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil
e Juvenil (FNLIJ) na Categoria Jovem – 2012
:: Selecionado para o Catálogo de Bolonha 2012 – FNLIJ´s selection 49ª Bologna Children’s Book Fair 2012 – Categoria Ficção para crianças.
:: Selecionado para o Catálogo White Ravens, publicação da IJB – Internationale Jugendbibliothek – a maior biblioteca de literaturainfantil e juvenil do mundo (Munique, Alemanha) – 2012.
:: Prêmio Glória Pondé da Biblioteca Nacional – categoria Infantil
e Juvenil / 2o. lugar – 2011
Livro é lançado juntamente com versão digital com animações, trilha sonora e narração feitas pelo autor
"A voz é serena. “Tá vendo esse monte de chácaras e condomínios, ocupando todo o vale? Fazia parte da Pedra Branca, a fazenda do meu tio José. O que vem a seguir se passou nessas terras, já faz um tempo”. Assim começa Meu Tio Lobisomem, livro do paulistano Manu Maltez. As palavras do narrador chegam a nossos ouvidos ditadas pela voz do autor. Meu Tio Lobisomem é um livro-aplicativo, uma espécie de evolução do e-book tal qual o conhecemos. Mais que no livro digital, nele a narrativa ganha ares futurísticos, misturando palavras escritas, ilustrações, sons e vídeos, tudo à distância de um toque. A letra, pouco a pouco, perde espaço para os sons e as imagens, confirmando uma tendência da cultura contemporânea. Constitui-se, assim, uma nova experiência de leitura, que se torna sinônimo, também, de ver e de escutar."
Guilherme Magalhães
Texto publicado no site do Itau Cultural - Rumos
Confira aqui um clip feito com imagens
do livro para a música "O Lobisomem de Itatiba"
que faz parte da trilha sonora do app